Morre o elefante Babu, aos 25 anos, no Zoológico de Brasília

O elefante Babu, do Zoológico de Brasília, morreu na noite de domingo (7/1). Segundo o zoo, o animal não resistiu a uma parada cardiorrespiratória. Os técnicos da instituição aguardam o resultado dos exames de sangue para saber as causas da morte. Babu tinha 25 anos e há 22 era um dos animais mais famosos do zoo da cidade, conhecido por alegrar os visitantes ao usar a tromba para brincar com terra.

Segundo os tratadores, a morte foi repentina. Desde que chegou, em 1995, Babu nunca havia ficado doente e começou a apresentar um quadro de prostração no início da manhã de ontem. O animal foi tratado com soro e medicação contra dor e para proteção do fígado, mas não resistiu.

Um grupo de seis veterinários, dois zootecnistas e sete tratadores acompanham a necropsia e investigam o que pode ter levado Babu ao óbito. Fragmentos da pele e amostras do sêmen também serão coletadas para inclusão no banco de germoplasma do zoológico. A medida tem como função a preservação da informação genética do animal e pode servir futuramente até para inseminação artificial.

Babu era considerado um jovem adulto. Elefantes em cativeiro costumam viver até os 60 anos. A partir dos 40 anos, são considerados idosos.

Cuidados redobrados com Belinha

Com a morte do elefante, a atenção será redobrada nos cuidados com Belinha, que vivia no mesmo recinto que Babu. Os dois vieram da mesma reserva, na África do Sul, e não tinham filhotes juntos. Além de Belinha, o zoo ainda tem mais um exemplar da espécie, o elefante Chocolate, que chegou em Brasília após ser resgatado de um circo.

Postado em: 08/01/2018 às 16:11:45